sábado, 24 de abril de 2010

Eu - Mim/ emprego na frase

APRENDENDO PORTUGUÊS:
Emprego dos pronomes pessoais: EU - MIM
Obs: Os pronomes pessoais retos eu – tu nunca aparecem depois de uma preposição. Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos mim – ti: exemplo: “Entre mim e ti há uma distância enorme.”
Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as correspondentes aos pronomes retos ele, ela, eles, elas exercem a função de objeto direto (complemento do verbo, sem preposição). Exemplo: “A enfermeira examinou-o.” ( A enfermeira examinou ele.)
Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto (complemento do verbo com preposição): a ele, a ela, a eles, a elas.. Exemplo: “O garçom oferece-lhe bebida”. (O garçom oferece a ele bebida.)
Antes de verbo no infinitivo (terminado com a desinência R) só usamos eu e tu, nunca mim e ti. Exemplos: “Fizeram de tudo para eu me emocionar.” ou “ Fizeram de tudo para tu te emocionares.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário